Eu definitivamente concordo com Rowan aqui, parece um transtorno desnecessário para uma empresa se afastar do CarPlay ou Android Auto e desenvolver seu próprio sistema de infoentretenimento.

Volvo CEO Jim Rowan thinks dropping Apple CarPlay is a mistake
Volvo’s Jim Rowan, now more than 18 months on the job, has strong opinions on EVs, car software, and autonomy.
Tudo bem. Mas eles fazem isso, certo? Quer dizer, há uma razão pela qual o armazenamento do iCloud ainda é muito, muito baixo, certo? Eles estão vendendo para você o próximo nível de armazenamento para fazer seu telefone funcionar bem, e você tem concorrentes que realmente querem que isso aconteça dentro do carro. A GM tirou o CarPlay de seus carros porque eles querem que as pessoas interajam com seu sistema de infoentretenimento. Você acha que essa não é a abordagem certa?
Eu não acho que essa seja a abordagem certa. Não, absolutamente não, porque não acho que a GM vá ter 3,5 bilhões de usuários que usam um produto todos os dias - 200, 300 vezes por dia que eles se acostumam - e eles querem que seu carro seja basicamente um ponto de conexão simples e fácil para aquele carro. Então, seja Android, Apple ou iOS, é a mesma experiência. A menos que, de repente, eles comecem a fabricar smartphones tão competitivos quanto Android e iOS, então, pessoalmente, não acho que essa seja a melhor estratégia. Acho que a melhor estratégia é como você agrega valor para seu cliente. E agregar valor dizendo dentro do carro, “Ei, Volvo”, em vez de “Ei, Google” ou “Ei, Siri”, não acho que agregue valor. Você ainda pode usar o sistema operacional Volvo. Você sempre tem isso, mas se quiser usar Apple ou Android, você também pode usar.