Polestar Forum banner
21 - 40 of 60 Posts
Embora o problema do TCAM não me tenha afetado (e rezo para que nunca aconteça), para mim não é um problema. Eu estaria mais preocupado com falhas generalizadas na transmissão, bateria e BDU, como eu tive. Esses são problemas. Por mais irritante e chato que seja o problema do TCAM, é algo que a Polestar acabará por resolver com o tempo, seja com TCAMs atualizados (substituição de hardware), software associado ou ambos.

Em todo o mundo. Não sei os números nos EUA ou na América do Norte

De INSIDEEV's:

"A Polestar anunciou que suas vendas globais de carros elétricos plug-in totalizaram 9.215 durante o terceiro trimestre de 2022.
É um resultado médio - na verdade, ligeiramente abaixo da média, já que, no acumulado do ano, a empresa entregou cerca de 30.400 carros elétricos (mais de 10.000 por trimestre).
A meta para 2022 é de 50.000 unidades (anteriormente reduzida de 65.000), então quase 20.000 seriam necessários apenas no 4º trimestre para atingir a meta. Seria um novo recorde trimestral significativo.
De acordo com Polestar, 20.000 no 4º trimestre é possível e a maioria dos carros programados para entrega no 4º trimestre estão prontos (produzidos/em transporte, como entendemos)"
Melhor do que nada... mas precisa de vendas nos EUA para chegar à frequência... nos EUA. A questão é que só se pode usar reclamações documentadas, de proprietários verificados. E não tenho certeza se a Europa tem algo equivalente ao que os EUA têm em tabular reclamações documentadas de proprietários verificados.

Você já se perguntou como as avaliações de um produto encontrado na Amazon, por exemplo, podem ter dezenas de milhares de avaliações de 4/5 estrelas e 20-30 avaliações de 1 estrela? Vejo isso o tempo todo. Claramente, a grande maioria dos compradores adora o produto. No entanto, nunca vi uma classificação de produto com todas as classificações de 4 e 5 estrelas. Inevitavelmente, há trolls (talvez de uma empresa concorrente) que postam respostas negativas. Comentários negativos, justificados ou não, influenciam os potenciais compradores.

Curioso, quando o problema TCAM ocorre para você que o viu, é geralmente depois de deixar o carro no carregador por um longo período de tempo após o carregamento? Eu só tive isso duas vezes, ambas as vezes depois de deixar o carro conectado a um carregador por mais de um dia após ser totalmente carregado a 90%. Não vejo isso desde que comecei a remover o cabo logo após o carregamento completo.
Como cientista, sou treinado para procurar correlações e padrões. No caso do TCAM, parece ser bastante aleatório/esporádico. Há algum tempo, li alguns artigos que achavam que haviam resolvido o problema do TCAM… que o problema se devia a uma vedação de água deficiente na barbatana de tubarão (é onde o módulo está). As pessoas relataram falhas após lavar seus carros, deixá-los em chuva forte, etc. Não tenho certeza se essa correlação foi comprovada. Provavelmente não, pois às vezes falha em carros que nunca viram água.

Como cientista, sou treinado para procurar correlações e padrões. No caso do TCAM, parece ser bastante aleatório/esporádico. Há algum tempo, li alguns artigos que achavam que haviam resolvido o problema do TCAM… que o problema se devia a uma vedação de água deficiente na barbatana de tubarão (é onde o módulo está). As pessoas relataram falhas após lavar seus carros, deixá-los na chuva, etc. Não tenho certeza se essa correlação foi comprovada. Provavelmente não, pois às vezes falha em carros que nunca viram água.
Exatamente, acho que às vezes, quando você vê outra falha do TCAM mencionada que então magicamente voltou ao funcionamento normal, é mais provável que seja apenas um problema de rede móvel (termo técnico :p). A falta de relatos dos problemas encontrados, juntamente com a 'culpa' do TCAM por quase qualquer problema, não ajuda a obter uma imagem clara do que realmente está acontecendo.

Exatamente, eu acho que às vezes, quando você vê outra falha do TCAM mencionada que então magicamente voltou ao funcionamento normal, é mais provável que seja apenas uma falha na rede móvel (termo técnico :p). A falta de relatos dos problemas encontrados, juntamente com "culpar" o TCAM por quase qualquer problema, não ajuda a obter uma imagem clara do que realmente está acontecendo.
Eu concordo com isso porque, pessoalmente, meu LTE caiu, mas voltou mais tarde no dia. Isso realmente não afetou nada além do fato de que o Google Maps mostrava que estava offline. Aposto que isso provavelmente elimina pelo menos metade dos problemas que as pessoas percebem como um problema do TCAM.

• Like
Reactions: Bl4ckD0g
Exatamente, eu acho que às vezes, quando você vê outra falha do TCAM mencionada que então magicamente voltou ao funcionamento normal, é mais provável que seja apenas uma falha na rede móvel (termo técnico :p). A falta de relatos dos problemas encontrados, juntamente com a "culpa" do TCAM por quase qualquer problema, não ajuda a obter uma imagem clara do que realmente está acontecendo.
Bingo, temos um vencedor!

Em uma nota relacionada, a tela de informações do meu Porsche teve alguns grandes atrasos/falhas/reinicializações ao tentar carregar e o software. Eu IMEDIATAMENTE culpei o TCAM por este problema da Porsche. Não hesitei nem um segundo em apontar o dedo para o TCAM, pois possivelmente emanava algum sinal de interferência, que foi então captado pelo meu Porsche. Droga de TCAM! 😱

A mídia faz o que a mídia faz de melhor... regurgitar as mesmas histórias.

Alguém se preocupa em assistir às notícias da rede americana (nacional) hoje em dia? Minha esposa e eu assistimos. Chame isso de uma fascinação mórbida/pervertida. De qualquer forma, notei que todas as noites, todas as três redes - ABC, CBS e NBC - têm 5-7 reportagens idênticas, todas sobre o mesmo tópico, e talvez 1-2 histórias diferentes que fazem você se sentir bem... durante o segmento de notícias de 30 minutos. Posso assistir a todas as três redes porque recebemos feeds locais de dois mercados - DC e Baltimore, com as notícias da rede sendo exibidas em horários diferentes. Então sim, preciso arranjar uma vida.

A falta de imaginação das três redes é simplesmente fascinante e muito previsível. Ah, e eu não me preocupo com a Faux, já que grande parte dela contém mentiras/distorções.

Acho que todos podemos concordar que os bugs do TCAM ainda estão presentes >2 anos desde que apareceram pela primeira vez, e que deveriam ter sido corrigidos resolutamente até agora.

A questão do TCAM, e as recentes adições de problemas BDU, são os principais itens que me impedem de dar uma recomendação positiva incondicional para a Polestar. E se ainda houver ondas de bugs do TCAM relatados quando os EX90 e P*3 estiverem sendo lançados, eu escolherei um grupo diferente, pois não posso ter fé na confiabilidade dos produtos do grupo e em sua capacidade de resolver tais problemas.

Eu sei que não sou o único a esse respeito. E a Polestar e a Volvo precisam entender isso, porque se perderem fãs como eu por causa desse problema, perderão muito mais clientes em potencial que não são tão apaixonados.

Eu também… mas quando alguém o menciona, talvez como um exemplo brilhante de confiabilidade e qualidade de construção, etc… desculpe, a verdade precisa ser expressa. Se as pessoas não querem comparações com outros EVs, então não mencionem outros EVs em um fórum Polestar/.

Eu também acrescentaria que, embora algumas pessoas tenham tido problemas com o TCAM, algumas de nós não tiveram. Você raramente ouve falar das pessoas que não têm reclamações. Essa é a natureza desses fóruns - todos os fóruns de carros. Então, qual é a frequência real desse problema? Tenho dois números - um do meu gerente de serviço Polestar da área metropolitana de DC, que diz que viu 3 problemas de TCAM que precisaram ser rebocados para reparo, em setembro de 2022. Os números da NHSTA (apenas para os EUA) mostram 11 reclamações formais até junho/julho de 2022… em quantos P2 nas estradas dos EUA?
As pessoas que não têm problemas com o tcam não o mencionam porque estão pedindo azar. Não estou dizendo que nunca tive um problema com o tcam, tenho o carro desde abril, mas também não posso dizer que tive. Isso é vago o suficiente para afastar o mau juju?

Relacionado, mas não realmente, só para adicionar algo à mistura... Um amigo meu trabalha como mecânico na Volvo, encontrámo-nos para conversar há pouco tempo, ele estava na cidade para um treino e conduzia um carro emprestado da concessionária, XC40, algum tipo de híbrido talvez? Irrelevante, era um Volvo menor, não EV. Fomos ao carro dele por alguma razão, e ele não conseguiu trancá-lo. Eu disse HEY, esse é o seu problema de TCAM, e ele não pôde deixar de concordar (deixamos o carro destrancado durante a noite), isso levou a uma discussão sobre problemas de TCAM. Ele disse que eles são mais comuns nos Volvos maiores, não tanto nos carros menores, e em sua oficina realmente poucos Polestars com quaisquer problemas em geral em comparação com os Volvos. Eu também esperaria que os Volvos superassem os Polestars em uma proporção de 1000:1 nos números de vendas, então você esperaria ver a mesma proporção na oficina.

Eu esperaria que o TCAM fosse compartilhado entre todos os modelos de carros da mesma idade de design, seja V ou P, e o fato de que os problemas são mais comumente vistos nos carros maiores provavelmente se resume ao fato de que os carros maiores geralmente são "melhor" equipados, então com mais frequência usam os recursos do TCAM e, por isso, percentualmente mais propensos a apresentar os problemas, especialmente aqui na Finlândia, onde os carros são incrivelmente caros em comparação.

Como conclusão, os problemas de TCAM são um tanto comuns dentro da família P & V, independentemente da motorização, e se a Polestar não estiver trabalhando para resolver os problemas, eu apostaria um bom dinheiro que a Volvo realmente gostaria de ver os problemas de TCAM resolvidos e resolvidos, mas também tenho certeza de que a Volvo não fabrica o TCAM internamente, então eles não podem simplesmente "consertar" o problema se ele realmente for um problema dentro do módulo TCAM.

Estou aterrorizado por tentar o destino aqui, então isto é dito com receio e com pleno conhecimento de que o meu vai agora quebrar.

Sou um proprietário muito antigo (VIN na série 3000), e durante o primeiro período de posse, o meu TCAM foi o maior pesadelo que se pode imaginar. O meu carro não tinha serviço de dados 90% do tempo - passava semanas inteiras sem dados a funcionar.

MAS... Nunca tive um problema com chaves, taxa de carregamento, qualquer outra coisa, e nunca cheguei a substituir o meu TCAM - o concessionário continuava a reiniciá-lo via VIDA.

Isto continuou e continuou até P2.0 e depois boom... Nem uma única falha, nem uma. O meu tem sido absolutamente sólido desde então. Nunca perdi a comunicação, nunca tive problemas com chaves ou PAK a não funcionar, tem sido impecável. Todas as atualizações OTA subsequentes também correram bem.

Recebi a atualização 2.whatever com CarPlay e não tive nenhum dos problemas que outras pessoas tiveram. O meu nunca foi revertido, nem atualizado desde então. Ainda estou na versão 'errada' que realmente não deveria estar a funcionar corretamente. Quando o carro foi para reparar alguns barulhos*, pedi-lhes explicitamente para não fazerem nada que mudasse o software porque estava 100% satisfeito com ele.

Isto, para mim, prova que isto deve ser um problema de hardware. Acho que, ironicamente, os TCAMs mais recentes são na verdade menos estáveis do que o original.

Estou aterrorizado com a ideia de tentar a sorte aqui, então isto é dito com apreensão e com pleno conhecimento de que o meu vai agora avariar.

Sou um proprietário muito antigo (VIN na série 3000), e durante o primeiro período de propriedade, o meu TCAM foi o maior pesadelo que se pode imaginar. O meu carro não tinha serviço de dados 90% do tempo - passava semanas inteiras sem dados a funcionar.

MAS... Nunca tive um problema com chaves, taxa de carregamento, qualquer outra coisa, e nunca cheguei a substituir o meu TCAM - o concessionário limitava-se a reiniciá-lo via VIDA.

Isto continuou até P2.0 e depois boom... Nem uma única falha, nem uma. O meu tem sido absolutamente sólido desde então. Nunca perdi a comunicação, nunca as chaves ou o PAK não funcionaram, tem sido impecável. Todas as atualizações OTA subsequentes também correram bem.

Recebi a atualização 2.qualquer coisa com CarPlay e não tive nenhum dos problemas que outras pessoas tiveram. O meu nunca foi revertido, nem atualizado desde então. Ainda estou na versão 'má' que realmente não deveria estar a funcionar corretamente. Quando o carro foi para a oficina para corrigir alguns barulhos*, pedi-lhes explicitamente para não fazerem nada que mudasse o software porque estava 100% satisfeito com ele.

Isto, para mim, prova que este deve ser um problema de hardware. Acho que, ironicamente, os TCAMs mais recentes são, na verdade, menos estáveis do que o original.

(* claro que não o fizeram... visita seis e contando,)
e presumo que não gostaria de atualizar para 2.3.1 / 2.4 para validar que este é de facto um problema de hardware? ;)

Penso que vi aqui e no grupo oficial do FB alguns com carros antigos a queixarem-se da conectividade / TCAM nas últimas versões 2.3.x (?)
Isto levanta a questão de saber se se trata de um problema de hardware ou de software - provavelmente só a Volvo ou a Polestar poderão responder...

Em qualquer caso, estou na 2.3.1 há uma semana, a conectividade é tocar na madeira, a App funciona (aprendi a forçar a paragem para a fazer funcionar bem), o PAK não funciona e não me vou preocupar até 2.4/2.5. O carregamento vai para 100%, por isso limitei-o do meu ohme
o carro é incrível!

Para mim, o aspeto mais amargo desta questão realmente longa é que… a) a Polestar não fará um anúncio público no sentido de que sabe que é um problema e que vai tratar desta questão, quer o carro ainda esteja na garantia ou não…. b) Não consigo entender como a Volvo/Polestar não consegue fazer um novo módulo TCAM se o antigo é mau ou mal projetado… quer eles façam o módulo ou não…. Algumas empresas devem substituir módulos de bateria que não fabricam…. Aqui é um pequeno módulo TCAM bobo.

Para mim, cheira a mesquinhez com os clientes… que pena, pois o carro, de resto, é muito, muito bom.

Tanto a Polestar quanto a Volvo conhecem e reconheceram o problema do TCAM, mesmo que você não ache que sim. Meu gerente de serviço local me disse que eles estão bem cientes desse problema e fazendo o que podem... mas eu suspeito que, com os recursos limitados da Polestar, eles estão dependendo muito da irmã mais velha, a Volvo, para resolver isso para eles? Quanto a resolver esse problema... bem, eu pessoalmente acho que há mais de uma causa/fonte... e um ou mais desses problemas são INTERMITENTES. Se o módulo simplesmente parasse de funcionar, seria fácil de diagnosticar e, em seguida, substituir por um novo. Problemas elétricos intermitentes são extremamente difíceis de rastrear. Acredite em mim, com minha própria empresa, tivemos que lidar com esses problemas.

Finalmente, sugerir que a Polestar (ou Volvo) não se importa ou não quer resolver esse problema é um absurdo total. Total disparate. Eles sabem que esse problema vai, e está, prejudicando as vendas. Isso é um fato. Especialmente para a Polestar, relatórios negativos como este são más notícias para qualquer nova empresa que esteja tentando se estabelecer neste mercado competitivo.

*
O que a Polestar diz sobre os problemas do TCAM?
Em maio de 2022, a Polestar emitiu um boletim de serviço técnico (TSB), número de identificação NHTSA 10214313. Isso aborda o fato de que o diagnóstico de informações do veículo para pós-venda (VIDA) criado pela Volvo para suas concessionárias não pode manter uma conexão. Ele também cobre a perda de conectividade em geral e a reinicialização do TCAM.
O TSB se refere aos modelos Polestar 1 e Polestar 2 de 2020-2022, ambos fabricados com um ou dois motores.
A Polestar também emitiu manuais online que informam aos proprietários do Polestar 1 e 2 o que fazer se tiverem problemas de conexão com a Internet. Essencialmente, tudo o que eles fazem é orientar os proprietários no processo de reinicialização de suas conexões de rede e Internet.
A Volvo também sugere reiniciar o TCAM para superar problemas de conectividade. Além disso, eles afirmam que uma lacuna entre a tampa da antena e o carro às vezes permite que umidade entre e cause a falha do TCAM. A Polestar não sugere que esta seja uma causa.

A Volvo está profundamente envolvida (também) com a questão TCAM -

Minha sugestão aos proprietários de Polestar nos EUA que rotineiramente e continuamente (não apenas uma vez) têm problemas com o TCAM - Registre formalmente sua reclamação na NHSTA e na sede da Polestar. Simplesmente reclamar aqui não ajuda a resolver o problema. Se um número suficiente de reclamações for registrado na NHSTA, é provável que haja um recall. Os recalls, em todos os carros, acontecem o tempo todo… mas eles só acontecem se a frequência for alta o suficiente, ou se as reclamações representarem um problema de segurança sério durante a condução.

Tanto a Polestar quanto a Volvo sabem e reconheceram o problema do TCAM, mesmo que você não ache que sim. Meu gerente de serviço local me disse que eles estão bem cientes desse problema e fazendo o que podem... mas eu suspeito que, com os recursos limitados da Polestar, eles estão se apoiando fortemente na irmã mais velha, Volvo, para resolver isso para eles? Quanto a resolver esse problema... bem, eu pessoalmente acho que há mais de uma causa/fonte... e um ou mais desses problemas são INTERMITENTES. Se o módulo parasse de funcionar, seria fácil de diagnosticar e, em seguida, substituir por um novo. Problemas elétricos intermitentes são extremamente difíceis de rastrear. Acredite, com minha própria empresa, tivemos que lidar com esses problemas.

Finalmente, sugerir que a Polestar (ou Volvo) não se importa ou não quer consertar esse problema é um absurdo total. Lixo total. Eles sabem que esse problema vai, e está, prejudicando as vendas. Isso é um fato. Especialmente para a Polestar, relatórios negativos como este são más notícias para qualquer nova empresa que esteja tentando se estabelecer neste mercado competitivo.

*
O que a Polestar diz sobre os problemas do TCAM?
Em maio de 2022, a Polestar emitiu um boletim de serviço técnico (TSB), número de identificação NHTSA 10214313. Isso aborda o fato de que o diagnóstico de informações do veículo para o sistema de pós-venda (VIDA) criado pela Volvo para suas concessionárias não pode manter uma conexão. Ele também cobre a perda de conectividade em geral e a reinicialização do TCAM.
O TSB se refere aos modelos Polestar 1 e Polestar 2 de 2020-2022, ambos fabricados com um ou dois motores.
A Polestar também emitiu manuais online que informam aos proprietários do Polestar 1 e 2 o que fazer se tiverem problemas de conexão com a Internet. Essencialmente, tudo o que eles fazem é orientar os proprietários no processo de reinicialização de suas conexões de rede e Internet.
A Volvo também sugere reiniciar o TCAM para superar problemas de conectividade. Além disso, eles afirmam que uma lacuna entre a tampa da antena e o carro às vezes permite que umidade entre e cause a falha do TCAM. A Polestar não sugere que esta seja uma causa.
Quanto tempo é razoável para uma empresa nova (Polestar) ou estabelecida (Volvo) levar para corrigir um bug gritante que está limitando as vendas até certo ponto?
A Volvo e a Polestar sabem sobre seus problemas de TCAM há 2 anos; tiveram acesso a inúmeros casos de teste de funcionamento TCAM positivo e negativo; e lançaram várias atualizações para corrigir o suposto bug, apenas para que um comportamento semelhante, mas talvez diferentes problemas de causa raiz, surjam mais tarde.

Então, quanto tempo damos à Volvo/Polestar aqui?

Eu planejo fazer um depósito no ex90 em 9 de novembro, quando os livros de pedidos abrirem. Se as especificações etc. forem como esperado, provavelmente comprarei o EX90 ou P*3 quando eles estiverem disponíveis para entrega... mas somente se eu ganhar mais confiança em sua capacidade de consertar seus próprios carros. Se houver problemas contínuos com o TCAM, então não farei essa compra. E, especialmente se eu sofrer mais bugs do TCAM, estou fora da Volvo//Polestar inteiramente em termos de meus carros atuais. É muito simples: deixe seus sistemas estáveis e mantenha clientes como eu no grupo; se houver instabilidade contínua, nós vamos embora.

Então, quanto tempo de coleira é razoável dar a eles?

Como não tomaram uma posição oficial, é difícil dizer o quanto eles realmente tentaram. De qualquer forma, é ruim... porque se eles tentassem muito por quase dois anos e não conseguissem nada, isso questionaria sua capacidade técnica... Minha esperança é que eles não tenham tentado muito, ainda, porque odeiam o custo associado a isso, o que também os prejudicará em algum momento.

Além disso, isso levanta outra questão... como eles lidariam com um problema de módulo de bateria mais sério e generalizado? Não é exatamente inspirador de confiança, é?

21 - 40 of 60 Posts