Polestar Forum banner
201 - 220 of 250 Posts
Recentemente, vi que o Hyundai Ioniq 5 tem um problema semelhante. Se o que este YouTuber diz for preciso, parece com a Polestar, onde os proprietários estão frustrados por não serem reconhecidos pela Hyundai, sem TSBs para os revendedores, sem comunicação para reconhecer o problema.

EDIT: o Ioniq 5 parece incrivelmente fácil de ligar os 12V. Veja por volta de 5:05 no vídeo onde ele abre o capô, puxa um painel de plástico do porta-malas dianteiro e pronto.

Discussion starter · #202 ·
EDIT: o Ioniq 5 parece incrivelmente fácil de ligar os 12V. Veja por volta de 5:05 no vídeo onde ele abre o capô, puxa um painel de plástico do porta-malas dianteiro e pronto.
Ligar o Polestar 2 é praticamente a mesma coisa, a única diferença é que você não pode simplesmente puxar o pequeno painel de plástico em cima dos terminais do jump starter, você tem que tirar alguns daqueles rios de plástico reutilizáveis ​​primeiro, mas um pau pontudo poderia fazer isso.

Eu só tive que ligar meu carro uma vez há um ano, teria sido marginalmente mais fácil se aquele painel fosse marcado com um símbolo de bateria ou algo assim e você pudesse simplesmente puxá-lo.

Encontrei este no Reddit, acho que vi algo aqui sobre fazer fusíveis em vez de 12V e bateria de reserva. Não entendo o que isso significa há várias horas, quando você precisa do carro agora... 👀 Espero não precisar disso...

Discussion starter · #205 ·
Provavelmente isso funciona, no entanto, o tempo necessário para esperar pode ser longo (pois a bateria de reserva precisa descarregar completamente). Tentei cerca de 30 minutos antes que minha paciência se esgotasse, isso não foi suficiente :p
Sim, provavelmente levará várias horas para a bateria de reserva descarregar, e então você receberá um erro SOS eCall até que ela seja recarregada, o que pode levar dias, você também pode pegar a bateria de reserva e deixá-la em um local mais conveniente depois.

Além disso, para mim, pelo menos, remover e recolocar os fusíveis é muito complicado - eu preferiria apenas desconectar a bateria de 12V brevemente.

Tive que redefinir isso pela segunda vez algumas semanas atrás (seis meses, 7 mil milhas, no primeiro software 2.3). Em primeiro lugar, muito obrigado novamente pela sua excelente redação @kkonstan! Como foi a segunda vez, e como puxar a bateria de backup não é minha maneira favorita de passar uma noite, deixei-a mais acessível, prendendo-a com Velcro na parte de trás da moldura do suporte da bandeja de plástico. Aqui está uma foto olhando para ela:

Image

Os fios da bateria passam por um pequeno laço de abraçadeira preso à carroceria do carro, e cortei a abraçadeira com uma faca xacto para obter comprimento suficiente para puxar a bateria até aqui. A corda é enfiada nos fios para que não possa cair de volta atrás da moldura quando desconectada da bateria.

Espero que não haja uma próxima vez, mas se houver, deve ser menos complicado.

Tive minha primeira experiência com o TCAM hoje, e embora tenha sido um inconveniente, devo dizer que este fórum me preparou e me ajudou a superar isso. Obrigado a todos por serem uma comunidade tão prestativa!

Atualização: As notas de lançamento da P2.3 sugerem que houve melhorias na estabilidade relacionadas às chaves físicas, então espero que ninguém precise deste guia após o lançamento em setembro de 2022:

Será difícil confirmar, considerando que, para alguns carros, a primeira vez que o problema aconteceu foi há mais de um ano ou, em alguns casos, quase dois anos após a compra, por isso é melhor estar preparado.

Existe uma excelente publicação sobre como desconectar corretamente a bateria de backup TCAM de 12V e 3,6V, o que você precisará fazer em certas circunstâncias para resolver certos problemas (por exemplo, o carro não responde às chaves físicas).

Aqui está:

Há algum tempo, postei que o engenheiro da Volvo que fez isso por mim da primeira vez que minhas chaves pararam de funcionar não se preocupou em remover nenhum acabamento, e eu também não o fiz quando aconteceu novamente.

Infelizmente, aconteceu mais uma vez e desta vez tirei fotos.

Em primeiro lugar, deixe-me esclarecer quando você precisará fazer isso.

Outros relataram que esse processo resolveu a falta de conectividade LTE, a falta de correção de GPS e a incapacidade de ajustar a taxa de carregamento - não sei sobre isso, mas se você tentou tudo mais, pode valer a pena tentar isso também e ver se ajuda.

O que tenho certeza que esse processo corrige é o que acontece com meu carro. A cada poucos meses, o TCAM entra em um estado em que não consegue reconhecer as chaves físicas. Quando isso acontece, tocar na maçaneta para entrada sem chave ou pressionar os botões nas chaves não faz nada, no entanto, o Telefone como Chave ainda funciona. Como o PAK ainda é um recurso beta, mantenho o meu configurado, mas desativado, para que eu possa usá-lo como backup se, por exemplo, perder minhas chaves ou isso acontecer.

Se isso ainda não aconteceu com você, eu recomendo que você:

• [* ]Configure o PAK, mesmo que não pretenda usá-lo, pode deixá-lo desativado como eu faço como backup
    [* ]Sempre carregue a chave física grande com a lâmina da chave, pelo menos ao se aventurar longe de casa
    [* ]Leve uma chave de fenda no frunk (#10 para o meu carro, outros no fórum relataram #11, o que é estranho, então verifique)
    [* ]Opcionalmente, carregue um jumpstarter no frunk (por exemplo, NOCO GB20/GB40 ou equivalente)

Agora, se o seu carro não conseguir destrancar, a primeira coisa que você precisa verificar é se o carro está realmente completamente morto devido a uma bateria de 12V descarregada. A maneira mais fácil de fazer isso é dar uma olhada no LED vermelho no centro do painel para verificar se está piscando.

- Se não estiver piscando, seus 12V provavelmente estão mortos e você precisa dar uma partida no carro, o que é fácil, basta seguir o procedimento no manual. Espero que você tenha um jumpstarter no seu frunk!

- Se estiver piscando, os 12V estão bem, então a bateria da sua chave está descarregada (improvável, a menos que você a tenha por vários anos, mas vale a pena verificar se você está em casa e tem a outra chave em mãos), ou você tem esse problema específico com o TCAM.

Supondo que você tenha esse problema, então:

- se você tiver o PAK configurado e desativado, você pode simplesmente ativá-lo novamente. Você deve então ser capaz de pegar a maçaneta para destrancar e dirigir normalmente, mas espere um pop-up "serviço eCall necessário" e perda de correção de GPS em breve. Quando for conveniente fazê-lo (por exemplo, estacionado com segurança, idealmente em casa), você pode gastar os 5-10 minutos para corrigir isso seguindo este processo.

- Se você não tiver o PAK configurado, mas tiver a lâmina da chave com você, pode usar a lâmina da chave para abrir a porta e deve ser capaz de silenciar o alarme e dirigir o carro colocando a chave no transponder no porta-copos sob o apoio de braço e selecionando dirigir ou reverter enquanto pressiona o pedal do freio como de costume. Se isso não funcionar, remova quaisquer capas/proteções adicionais, etc., que a chave possa ter e tente ambos os lados, se ainda não funcionar, considere remover a inserção do porta-copos e colocá-la o mais longe possível (consulte aqui).

- Se você não tiver o PAK configurado e também não tiver a lâmina da chave com você, então não há muito que você ou mesmo a assistência rodoviária possam fazer até que alguém traga a chave física (razão pela qual eu recomendo sempre carregá-la com você, ao planejar dirigir longe de casa).

De qualquer forma, voltando ao processo, supondo que você tenha usado o PAK para destrancar o carro e só queira corrigir o problema para que suas chaves funcionem novamente.

Primeiro, você precisa desconectar a bateria de 12V.

Para se preparar para isso:

• [* ]certifique-se de que o carro não está conectado
    [* ]abra o frunk e a porta traseira para que esteja aberto antes de desconectar a bateria
    [* ]feche todas as portas
    [* ]espere o carro dormir (o LED da porta de carregamento é um indicador útil, espere até que ele desligue)

Quando estiver pronto, siga estas etapas:

Etapa 1: Empurre o centro desses dois fixadores para dentro, para que você possa puxá-los para fora. Tente não perdê-los nas entranhas do compartimento do motor, como eu costumo fazer:

View attachment 13831

Etapa 2: Não se preocupe em fazer o outro lado e apenas levante o plástico frágil para revelar a bateria de 12V, ou pelo menos a metade que tem o polo negativo, que é tudo o que você precisa:

View attachment 13730

Etapa 3: Use sua chave para desapertar a porca que prende o conector ao polo da bateria até que você possa puxá-lo para fora e deixá-lo de lado:

View attachment 13731

Agora vá e verifique se o carro está realmente morto, porque se o conversor DC-DC estivesse ativo na época (improvável, mas aconteceu comigo uma vez), desconectar os 12V não fará nada além de dar um aviso de que há uma falha no sistema de carregamento de 12V. Ignore isso, a falha é que você acabou de desconectar a bateria, então conecte-a novamente e espere alguns minutos antes de tentar desconectá-la novamente.

A coisa mais simples é ficar de olho no LED da porta de carregamento e esperar que ele desligue, mas se você tiver um multímetro em mãos, poderá monitorar a voltagem e esperar que ela caia de >13V para <13V.

Se você conseguiu e o carro está completamente morto, é hora de desconectar a bateria TCAM.

Etapa 1: Volte para o porta-malas/porta-malas (qualquer que seja o nome no seu continente) e apenas pegue a guarnição semelhante a carpete no lado esquerdo e puxe-a:
View attachment 13732

Etapa 2: Não há nada para quebrar realmente, são principalmente clipes de metal prendendo em lacunas na carroceria. Você encontrará a bateria enfiada sob o pilar C, você pode tentar desconectá-la no local, mas acho mais fácil apenas desclipá-la e removê-la para fazê-lo: Aqui está uma foto depois que eu a desclipei:
View attachment 13733

Aqui está uma foto da bateria:
View attachment 13734

Aqui está uma do lado para ver como ela se encaixa no carro, o lado esquerdo da foto está voltado para a parte traseira do carro, e essa é a parte que você precisa empurrar se quiser removê-la do carro.
View attachment 13735

Se ambos foram desconectados por alguns segundos ao mesmo tempo, então você está pronto, basta reconectar ambos e verificar se suas chaves funcionam novamente. Se funcionar, ótimo, coloque tudo de volta como estava e espero que não aconteça novamente por alguns meses!

Se você estiver com problemas para empurrar a aba da bateria por baixo, tente esta abordagem:

Como isso pode acontecer novamente, você pode querer remontar a bateria de backup para um local mais acessível:

Atualização: @mxs encontrou este vídeo que pode ajudar:

View attachment 13739
Eu só tenho meu carro há um mês e tive meu primeiro problema TCAM hoje. Falta de correção de GPS e conectividade móvel. Liguei para a polestar e eles disseram que era um problema TCAM e consegui redefinir o TCAM segurando o botão do desembaçador do vidro dianteiro por cerca de 50 segundos. Isso resolveu o problema imediatamente. Não tenho certeza se este é um novo recurso para redefinir o TCAM ou funcionará para outros problemas, mas certamente vale a pena tentar. Estou presumindo que meu carro é um modelo 2023, mas ele tem o software 2.3 atualmente.

Eu tenho o meu carro há apenas um mês e tive o meu primeiro problema com o TCAM hoje. Falta de fixação de GPS e conectividade móvel. Liguei para a polestar e eles disseram que era um problema do TCAM e consegui redefinir o TCAM segurando o botão de desembaciamento do vidro dianteiro por cerca de 50 segundos. Isso resolveu o problema imediatamente. Não tenho certeza se este é um novo recurso para redefinir o TCAM ou se funcionará para outros problemas, mas certamente vale a pena tentar. Estou assumindo que meu carro é um modelo de 2023, mas atualmente possui o software 2.3.
Este foi o procedimento original de reinicialização de hardware do TCAM, mas não funcionou de forma consistente por muito tempo. Fico feliz em saber que está funcionando para você.

Discussion starter · #211 · (Edited)
Eu tenho o meu carro há apenas um mês e tive o meu primeiro problema TCAM hoje. Falta de correção GPS e conectividade móvel. Liguei para a polestar e eles disseram que era um problema TCAM e consegui redefinir o TCAM segurando o botão de desembaciador do vidro dianteiro por cerca de 50 segundos. Isso resolveu o problema imediatamente. Não tenho certeza se esta é uma nova funcionalidade para redefinir o TCAM ou se funcionará para outros problemas, mas certamente vale a pena tentar. Estou assumindo que meu carro é um modelo 2023, mas ele tem o software 2.3 atualmente.
Sim, eu deveria ter atualizado a postagem, 2.3 não corrigiu isso e, na verdade, foi revogado em poucos dias. 2.5 é a próxima OTA que supostamente melhora (nota: não corrige!) a estabilidade dos controles remotos, mas, apesar de ter reservado meu carro em uma concessionária Volvo no dia seguinte ao lançamento, eles não puderam instalar nada mais recente que 2.2 no meu :(

A reinicialização do desembaciador geralmente era suficiente para problemas de GPS/LTE, mas não os tenho há quase um ano e meio.

Não estou ciente de nada além de um ciclo de energia (desconectando ambas as fontes de energia do TCAM) para o problema das chaves não funcionarem.

Não tenho certeza se este é o melhor lugar para postar.
Mas estou tentando diagnosticar meu bug TCAM atual, pois é um pouco diferente das outras vezes.
Isso está no carro (mais antigo) Midnight; o Magnésio aparentemente está bem por enquanto. Começou a agir há 2 dias.

No momento, tenho o triângulo vazio + ícone X.
A seta do GPS está ligada e o carro acha que tem um sinal de GPS - mas o Maps exibe o ícone a ~1/2 milha de distância da minha posição real, mas parece rastrear minha mudança relativa de direção/posição.
Meu aplicativo parece se conectar ao carro normalmente, incluindo o rastreamento preciso de sua posição em termos de listar onde o carro está estacionado, apesar do bug de exibição do Maps.
Minhas luzes Connect e SOS estão acesas e clicar em Connect chama o CS apropriadamente.
Tentar conectar ao Google Assistant ou outras formas de conectividade com a internet não funciona.

Então, o TCAM tem alguma funcionalidade. O software do carro simplesmente não parece saber disso.

Alguma ideia do fórum sobre a origem do problema?
A interrupção de energia do hardware (12V + desconexão BUB) resolveria o problema ou há alguma outra reinicialização de software que eu possa tentar além da reinicialização da unidade principal +/- segurar o degelo frontal?

Não tenho certeza se este é o melhor lugar para postar.
Mas estou tentando diagnosticar meu bug TCAM atual, pois é um pouco diferente das outras vezes.
Isso está no carro (mais antigo) Midnight; o Magnésio aparentemente está bem por enquanto. Começou a agir há 2 dias.

No momento, tenho o triângulo vazio + ícone X.
A seta do GPS está ligada e o carro acha que tem um sinal de GPS - mas o Maps exibe o ícone a ~1/2 mi de distância da minha posição real, mas parece rastrear minha mudança relativa de direção/posição.
Meu aplicativo parece se conectar ao carro bem, incluindo o rastreamento preciso de sua posição em termos de listar onde o carro está estacionado, apesar do bug de exibição do Maps.
Minhas luzes Connect e SOS estão acesas e pressionar Connect chama o CS apropriadamente.
Tentar conectar ao Google Assistant ou outras formas de conectividade com a Internet não funciona.

Então, o TCAM tem alguma funcionalidade. O software do carro simplesmente não parece saber disso.

Alguma opinião do fórum sobre a origem do problema?
A interrupção de energia do hardware (desconexão 12V + BUB) faria o trabalho ou há alguma outra reinicialização de software que eu poderia tentar além da reinicialização da unidade principal +/- segurando o desembaçador dianteiro?
Isso soa como minha falha TCAM nº 3. O GPS vai sair completamente em alguns dias, se você deixar como está, ou imediatamente se você redefinir o sistema de infoentretenimento. A desconexão de 12V/3,5V consertou para mim.

Editar: Estou me lembrando errado, desculpe. No meu, o GPS saiu primeiro, LTE depois da reinicialização do infoentretenimento. Preciso manter um registro de falhas do TCAM!

Isso soa como minha falha TCAM nº 3. O GPS vai parar completamente em alguns dias se você o deixar como está ou imediatamente se você redefinir o sistema de infoentretenimento. A desconexão de 12V/3,5V resolveu isso para mim.
Eu redefini o sistema de infoentretenimento algumas vezes e o status do GPS está estável. Eu tive a lenta deterioração de primeiro LTE/WiFi fora, depois bugs de GPS, depois GPS fora. Este padrão parece um pouco diferente.
Vou ficar de olho nisso!

• Like
Reactions: Cephas
Eu reiniciei o sistema de infoentretenimento algumas vezes e o status do GPS está estável. Eu tive a lenta deterioração de primeiro LTE/WiFi fora, depois bugs de GPS, depois GPS fora. Este padrão parece um pouco diferente.
Vou ficar de olho nisso!
sim, então o carro se consertou sozinho.

Segundo minha esposa que viu, apareceu um diálogo do tipo “conectando ao serviço Polestar; pressione OK” e então, na próxima inicialização, o LTE, etc., voltou.

Eles estão, hum, melhorando nisso?

Segundo minha esposa, que viu, apareceu um diálogo do tipo “conectando ao serviço Polestar; pressione OK” e então, na próxima inicialização, o LTE, etc., voltou.

estão, hum, melhorando nisso??
Essa É nova. A boa notícia, suponho, é que seu carro pode ser o primeiro a receber uma resposta do serviço Polestar que realmente resolveu algo!

Discussion starter · #217 ·

Segundo minha esposa, que viu, apareceu um diálogo do tipo “conectando ao serviço Polestar; pressione OK” e, em seguida, na próxima inicialização, o LTE, etc., voltou.

Eles estão, hum, melhorando nisso??
Eles podem estar. Eu tinha o SOS piscando em vermelho por alguns meses sem outros sintomas, as redefinições do sistema de infoentretenimento não adiantavam e eu não me dei ao trabalho de desconectar as baterias para isso, e em um determinado momento entrei em contato com o atendimento ao cliente e eles apenas sugeriram que eu marcasse uma consulta na Volvo para que fosse verificado. Curiosamente, no dia seguinte o problema havia sumido e está tudo bem desde então. Coincidência, ou alguém fez algo remotamente?

Então, um dia e meio após a compra, entrei no carro esta manhã e, claro.... Sem LTE/internet. Tentei reiniciar o sistema de infoentretenimento, sem sucesso. Contactei o apoio ao cliente que me disse para fazer um reset TCAM - 45-60 segundos no botão de desembaciamento - isto funcionou como descrito, o símbolo SOS vermelho a piscar no tejadilho e depois tudo voltou a funcionar e o LTE/internet está a funcionar novamente. Espero que não seja um sinal do que está para vir! Na 2.5 BTW. Chave de 10 mm e chave de fendas no frunk prontos e à espera!

Segundo minha esposa, que viu, apareceu um diálogo do tipo “conectando ao serviço Polestar; pressione OK” e, em seguida, na próxima inicialização, o LTE, etc., voltou.

Eles estão, hum, melhorando nisso??
Eu pensei que isso sempre foi uma possibilidade desde o início. O carro precisa dormir/reiniciar para todo tipo de coisas.

201 - 220 of 250 Posts