Polestar Forum banner
221 - 240 of 250 Posts
O bug me atingiu ontem com 1.700 milhas. Eu estava preparado com meu PAK desativado, então não tive problemas em usar o carro até chegar em casa, e então, 10 minutos depois, ele voltou a funcionar. Obrigado a todos por me prepararem para esse problema, mesmo antes de eu comprar o carro!
Tenha sorte de ter o PAK. Metade de nós não consegue fazer isso funcionar de forma consistente :rolleyes:

Fui atingido pelo monstro TCAM pela primeira vez em 8 meses e 25.000 km desde que possuo o carro.
Começou com a mensagem de serviço eCall necessária há alguns dias, mas a partir de ontem não houve mais reação nas chaves físicas e GPS fora. Felizmente, tenho o PAK ativado, o que me permite ainda usar o carro.

O concessionário Volvo parece estar inundado, então posso tentar este método...

Fui atingido pelo monstro TCAM pela primeira vez em 8 meses e 25.000 km desde que tenho o carro.
Começou com a mensagem de serviço eCall necessária há alguns dias, mas a partir de ontem não houve mais reação nas chaves físicas e GPS desligado. Felizmente, tenho o PAK ativado, o que me permite ainda usar o carro.

A concessionária Volvo parece estar lotada, então talvez eu tente este método...
Funcionou como um encanto.
Embora minha mão agora pareça que eu estava brincando com um gatinho, mas pelo menos tudo está funcionando novamente, obrigado pela explicação clara!

A única coisa é que o último OTA ainda tem um erro após uma instalação falhada, eu estava meio que esperando que a reinicialização tivesse corrigido isso.

Em 2.4 e para minha surpresa, o TCAM falhou esta manhã. LTE e depois GPS fora. Botão de desembaciamento sem resposta. Retirar ambas as baterias corrigiu o problema.

Eu coloquei aproximadamente 5000 milhas nele desde que instalei o 2.4 e esta é minha primeira falha no 2.4, minha quinta falha desde que peguei o carro. Além de esquecer de abrir a porta traseira antes de puxar o 12V, fiz o reset em cerca de três minutos.

Mantenha essas chaves de fenda de 10 mm e longas no carro.

Você recebeu 2.4 da loja ou OTA? Acho que a versão OTA 2.4 é mais recente e deve ter uma correção TCAM.
OTA. Eu estava feliz pensando que passamos por isso, mas parece ser menos comum. E eu não esperei um ou dois dias. Tenho viagens começando amanhã, então preciso que funcione (foi divertido desempacotar a porta traseira e depois embalá-la de volta!)

Atualização: As notas de lançamento do P2.3 sugeriram que houve melhorias na estabilidade relacionadas às chaves físicas:

No entanto, foi retirado logo após o lançamento (setembro de 2022). A próxima OTA é 2.5 (agendada para dezembro de 2022) e tem o mesmo ponto nas notas de lançamento, então espero que desta vez não seja revogada.

Mesmo que não seja, será difícil confirmar, considerando que, para alguns carros, a primeira vez que o problema aconteceu foi mais de um ano ou, em alguns casos, quase dois anos após a compra, por isso é melhor estar preparado.

Existe uma excelente publicação sobre como desconectar corretamente a bateria de backup TCAM de 12V e 3,6V, o que você precisará fazer em certas circunstâncias para resolver certos problemas (por exemplo, o carro não responde às chaves físicas).

Aqui está:

Há algum tempo, postei que o engenheiro da Volvo que fez isso por mim da primeira vez que minhas chaves pararam de funcionar não se preocupou em remover nenhum acabamento, e eu também não o fiz quando aconteceu novamente.

Infelizmente, aconteceu mais uma vez e desta vez tirei fotos.

Em primeiro lugar, deixe-me esclarecer quando você precisará fazer isso.

Outros relataram que esse processo resolveu a falta de conectividade LTE, a falta de correção de GPS e a incapacidade de ajustar a taxa de carregamento - não sei sobre isso, mas se você tentou tudo mais, pode valer a pena tentar isso também e ver se ajuda.

O que tenho certeza que esse processo corrige é o que acontece com meu carro. A cada poucos meses, o TCAM entra em um estado em que não consegue reconhecer as chaves físicas. Quando isso acontece, tocar na maçaneta para entrada sem chave ou pressionar os botões nas chaves não faz nada, no entanto, o Telefone como Chave ainda funciona. Como o PAK ainda é um recurso beta, mantenho o meu configurado, mas desativado, para que eu possa usá-lo como backup se, por exemplo, perder minhas chaves ou isso acontecer.

Se isso ainda não aconteceu com você, recomendo que você:

• [* ]Configure o PAK, mesmo que não pretenda usá-lo, pode deixá-lo desativado como eu faço como backup
    [* ]Sempre carregue a chave física grande com a lâmina da chave, pelo menos ao se aventurar longe de casa
    [* ]Carregue uma chave de fenda no porta-malas (#10 para o meu carro, outros no fórum relataram #11, o que é estranho, então verifique)
    [* ]Opcionalmente, carregue um jumpstarter no porta-malas (por exemplo, NOCO GB20/GB40 ou equivalente)

Agora, se o seu carro nunca falhar em destravar, a primeira coisa que você precisa verificar é se o carro está realmente completamente morto devido a uma bateria de 12V descarregada. A maneira mais fácil de fazer isso é dar uma olhada no LED vermelho no centro do painel para verificar se está piscando.

- Se não estiver piscando, seus 12V provavelmente estão mortos e você precisa dar uma partida no carro, o que é fácil, basta seguir o procedimento no manual. Espero que você tenha um jumpstarter no seu porta-malas!

- Se estiver piscando, os 12V estão bem, então a bateria da sua chave está descarregada (improvável, a menos que você a tenha há vários anos, mas vale a pena verificar se você está em casa e tem a outra chave em mãos) ou você tem esse problema específico com o TCAM.

Supondo que você tenha esse problema, então:

- se você tiver o PAK configurado e desativado, você pode simplesmente ativá-lo novamente. Você deve então ser capaz de pegar a maçaneta para destravar e dirigir normalmente, mas espere um pop-up "serviço eCall necessário" e perda de correção de GPS em breve. Quando for conveniente fazê-lo (por exemplo, estacionado com segurança, idealmente em casa), você pode gastar os 5-10 minutos para corrigir isso seguindo este processo.

- Se você não tiver o PAK configurado, mas tiver a lâmina da chave com você, poderá usar a lâmina da chave para abrir a porta e deverá conseguir silenciar o alarme e dirigir o carro colocando a chave no transponder no porta-copos sob o apoio de braço e selecionando dirigir ou reverter enquanto pressiona o pedal do freio como de costume. Se isso não funcionar, remova quaisquer capas/proteções adicionais, etc., que a chave possa ter e tente ambos os lados, se ainda não funcionar, considere remover a inserção do porta-copos e colocá-la o mais longe possível (veja aqui).

- Se você não tiver o PAK configurado e também não tiver a lâmina da chave com você, então não há muito que você ou mesmo a assistência rodoviária possam fazer até que alguém traga a chave física (razão pela qual eu recomendo sempre carregá-la com você, ao planejar dirigir longe de casa).

De qualquer forma, voltando ao processo, supondo que você tenha usado o PAK para destravar o carro e só queira corrigir o problema para que suas chaves funcionem novamente.

Primeiro, você precisa desconectar a bateria de 12V.

Para se preparar para isso:

• [* ]certifique-se de que o carro não está conectado
    [* ]abra o porta-malas e a porta traseira para que esteja aberto antes de desconectar a bateria
    [* ]feche todas as portas
    [* ]espere o carro dormir (o LED da porta de carregamento é um indicador útil, espere até que ele desligue)

Quando estiver pronto, siga estas etapas:

Etapa 1: Empurre o centro desses dois fixadores para dentro, para que você possa puxá-los para fora. Tente não perdê-los nas entranhas do compartimento do motor, como eu costumo fazer:

View attachment 13831

Etapa 2: Não se preocupe em fazer o outro lado e apenas levante o plástico frágil para revelar a bateria de 12V, ou pelo menos a metade que tem o polo negativo, que é tudo o que você precisa:

View attachment 13730

Etapa 3: Use sua chave para desapertar a porca que prende o conector ao polo da bateria até que você possa puxá-lo e deixá-lo de lado:

View attachment 13731

Agora vá e verifique se o carro está realmente morto, porque se o conversor DC-DC estivesse ativo na época (improvável, mas aconteceu comigo uma vez), desconectar os 12V não fará nada além de dar um aviso de que há uma falha no sistema de carregamento de 12V. Ignore isso, a falha é que você acabou de desconectar a bateria, então conecte-a novamente e espere alguns minutos antes de tentar desconectá-la novamente.

A coisa mais simples é ficar de olho no LED da porta de carregamento e esperar que ele desligue, mas se você tiver um multímetro em mãos, poderá monitorar a voltagem e esperar que ela caia de >13V para <13V.

Se você conseguiu e o carro está completamente morto, é hora de desconectar a bateria TCAM.

Etapa 1: Volte para a bota/porta-malas (qualquer que seja o nome no seu continente) e apenas pegue o acabamento do carpete do lado esquerdo e puxe-o:
View attachment 13732

Etapa 2: Não há nada para quebrar realmente, são principalmente clipes de metal prendendo em lacunas na carroceria. Você encontrará a bateria escondida sob o pilar C, você pode tentar desconectá-la no local, mas acho mais fácil apenas desclipá-la e removê-la para fazê-lo: Aqui está uma foto depois que eu a desclipei:
View attachment 13733

Aqui está uma foto da bateria:
View attachment 13734

Aqui está uma do lado para ver como ela se encaixa no carro, o lado esquerdo da foto está voltado para a parte traseira do carro, e essa é a parte que você precisa empurrar se quiser removê-la do carro.
View attachment 13735

Se ambos foram desconectados por alguns segundos ao mesmo tempo, então você está pronto, basta reconectar ambos e verificar se suas chaves funcionam novamente. Se funcionar, ótimo, coloque tudo de volta como estava e espero que não aconteça novamente por alguns meses!

Se você estiver com problemas para empurrar a aba da bateria por baixo, tente esta abordagem:

Como isso pode acontecer novamente, você pode querer remontar a bateria de backup para um local mais acessível:

Atualização: @mxs encontrou este vídeo que pode ajudar:

View attachment 13739
É um pouco triste que os proprietários da Polestar tenham que recorrer a este procedimento para corrigir seus problemas de conectividade. A Polestar precisa encontrar uma solução permanente e fazer um recall adequado. Hoje em dia, eles estão tão ocupados com o lançamento de novos veículos, mas deixam que esse problema muito sério manche sua marca. Suponho que esse problema seja transferido para cada novo modelo que eles vendem. Quanto mais veículos eles venderem, mais altas serão as reclamações. Um dos proprietários pode entrar com uma ação coletiva em algum momento. É isso que a Polestar quer?

No 2.4 e para minha surpresa, o TCAM falhou esta manhã. LTE e depois GPS fora. Botão de desembaciamento sem resposta. Retirar ambas as baterias corrigiu o problema.
As suas chaves também falharam? Também estou no 2.4 e tive o LTE a falhar algumas vezes, mas sempre voltou sozinho, no mais tardar na próxima condução.

Discussion starter · #231 ·
Em 2.4 e para minha surpresa, o TCAM falhou esta manhã. LTE e depois GPS fora. Botão de desembaciamento sem resposta. Retirar as duas baterias corrigiu o problema.
Coincidentemente, eu estava pensando ontem que fazia meses que não ouvimos falar de alguém com esse problema, então pode ter sido corrigido afinal :/

Suas chaves funcionaram a propósito?

Suas chaves também falharam? Também estou no 2.4 e tive LTE fora algumas vezes, mas sempre voltou sozinho, no máximo na próxima viagem.
Eu uso o chaveiro de tamanho normal e não tive problemas para trancar o carro ou entrar novamente. O LTE e o GPS ficaram inativos por cerca de três horas e, durante uma dessas horas, o carro estava estacionado e eu estava longe dele. Embora a redefinição do desembaçador tenha funcionado no 2.4 para mim, desta vez não funcionou como uma redefinição, mesmo quando eu o mantive pressionado por mais de 60 segundos. Como tenho experiência em fazer a redefinição e é uma semana agitada para mim, não deixei o carro parado durante a noite para ver se ele se consertaria sozinho, o que pode ter acontecido. 2.5/2.5.1 também podem ter correções. Dito isso, o GPS e o LTE voltaram instantaneamente assim que a redefinição da bateria foi concluída.

A Volvo também tem sido atormentada por falhas no TCAM, é claro, mas uma olhada rápida no site Swedespeed não mostra muita atividade ultimamente em relação a falhas no TCAM. Mesmo assim, como as falhas são uma preocupação de segurança se o motorista depender da conectividade em uma emergência, se houver um recall de algum tipo, as notícias de ontem devem ter alguma pressão indireta para resolvê-lo (o Volvo Group é a entidade de caminhões/ônibus, então é bastante indireto, mas ainda relevante): U.S. hits Volvo Group North America with $130 mln penalty over delayed recalls

Estou na oficina em 10 de fevereiro para instalar o sensor de chute e resolver algumas outras coisas. Conversarei com os técnicos de lá, que estão bem familiarizados com o procedimento de reinicialização (comparamos os kits de correção do TCAM da última vez) e eles, é claro, saberão com que frequência ainda estão vendo carros com esse problema. Também enviarei as capturas de tela da falha para o atendimento ao cliente para registro. Obviamente, pela atividade aqui, é muito menos comum, se não erradicado, mas, ao mesmo tempo, se ainda pode acontecer, é uma preocupação.

Even so, as the failures are a safety concern if the driver is depending upon the connectivity in an emergency, if there should be a recall of some sorts then yesterday's news should have some indirect pressure to address it
Mesmo assim, como as falhas são uma preocupação de segurança se o motorista depender da conectividade em uma emergência, se houver um recall de algum tipo, então as notícias de ontem devem ter alguma pressão indireta para resolvê-lo.
Não é como se seus freios ou airbag estivessem falhando, então isso dificilmente é uma preocupação de segurança. Talvez seja uma preocupação de segurança do primeiro mundo. Mas muitos de nós dirigimos centenas de milhares de quilômetros sem sinais de GPS ou LTE ;)

Pelo que entendi, isso não é algo facilmente lembrado porque as causas são díspares e únicas. Se houvesse uma solução singular, eles provavelmente teriam emitido um TSB (não um recall) e teriam terminado com isso.

Não é como se os seus travões ou airbag estivessem a falhar, por isso isto dificilmente é uma preocupação de segurança. Talvez seja uma preocupação de segurança do primeiro mundo. Mas muitos de nós já conduzimos centenas de milhares de milhas sem sinais de GPS ou LTE ;)

Do que eu entendi, isto não é algo facilmente recordado porque as causas são díspares e únicas. Se houvesse uma solução singular, eles provavelmente teriam emitido um TSB (não um recall) e teriam terminado com isso.
Claro que concordo. No entanto, se você comprou o carro com certos recursos de segurança e eles não conseguiram ativar, isso seria uma preocupação para aqueles com canetas legais coçando.

Meu primeiro carro foi um Mustang '66 com cintos de volta e sem encostos de cabeça. Eu estava preocupado com a conectividade de um tipo diferente ao andar por aí.

No entanto, se você comprou o carro com certos recursos de segurança e eles não conseguiram ativar, isso seria uma preocupação para aqueles com canetas legais coçando.
Vejo esse recurso como algo que faz você se sentir mais seguro, mas não é um recurso de segurança específico. Mais um recurso de conveniência. Se o seu celular falhar, você não pode processar a Apple/ATT porque está menos seguro.

Vejo este recurso como algo que faz você se sentir mais seguro, mas não é um recurso de segurança específico. Mais um recurso de conveniência. Se o seu celular falhar, você não pode processar a Apple/ATT porque está menos seguro.
Bem, tecnicamente, tanto a “Assistência de emergência com Polestar Connect” quanto a “Notificação automática de colisão” seriam consideradas recursos de segurança, certo? Especialmente o último.

Respondendo apenas para um “ponto de referência” — detalhes como se segue:

Este é o meu segundo P*2 e minha esposa tem 30.000 milhas em um Volvo XC40 P8 Recharge 2021. No Volvo dela, a reinicialização do sistema de infoentretenimento e/ou TCAM pelo botão de desembaçamento SEMPRE funcionou. Em 30.000 milhas/2 anos, nunca ficamos sem TCAM, pois isso sempre funcionou. Meu primeiro P*2 foi de curta duração, então sem pontos de dados TCAM.

Este carro tem 4.300 milhas, tem 90 dias — 2023 Polestar 2 LRDM. Atualizado para v2.7 algumas semanas atrás, e o carro tem sido impecável na conectividade. Sem problemas de TCAM até o momento — então 3+ meses tudo bem, atualizado v2.7 tudo bem, etc. Então, 2 dias atrás, sem LTE. Tentei reiniciar o sistema de infoentretenimento, sem sucesso. Tentei o método do botão de desembaçamento, sem ajuda. Tentei desconectar a bateria TCAM enquanto desconectava alguns dos fusíveis, isso também não funcionou.

Hoje à noite, depois do trabalho, fiz o método aqui — o jeito “fácil” sem remover os painéis, apenas descascando (tenho mãos/braços muito pequenos, então isso facilitou o trabalho). Dez minutos desconectado (bateria 12V/bateria TCAM). E funcionou como um encanto! LTE foi restaurado! Novamente, apenas compartilhando minhas descobertas caso alguém no v2.7 com um '23 queira tentar. Percebo que as descobertas têm sido irregulares para o que funciona para quais carros quando; mas dados são dados, então por que não compartilhar, certo? :)

Bom ponto - se você estiver em casa ou tiver um no carro, então sim, isso garantiria que você acertasse na primeira vez, mas para ser honesto, na maioria dos casos, fechar as portas e esperar um minuto resolve. Eu uso o LED da porta de carregamento como uma indicação de que o carro está dormindo, ele desligará quando isso acontecer, então essa é uma boa hora para desconectar a bateria.

Vou atualizar a postagem novamente.

A propósito, eu estava pensando em puxar o fusível 26 sob o porta-luvas em vez de desconectar a bateria de 12V, o que deveria funcionar, mas, francamente, ele está tão irritantemente posicionado que decidi que desconectar 12V era mais fácil.

Algo que posso tentar da próxima vez que isso acontecer, pois para alguns pode ser mais fácil fazer isso e significa que você não precisa da chave.
O que estou fazendo de errado? A luz verde na minha porta de carregamento permanece acesa!
Capô e porta-malas abertos, portas fechadas, mas destravadas, a luz verde permanece. O mesmo se eu trancar as portas.

Ok - após 30 minutos, as luzes da porta de carregamento apagaram. Levei mais de 5 minutos para localizar e desconectar a bateria de 12V, meus braços parecem que tentei ser muito amigável com um gato selvagem, mas tenho conectividade mais uma vez. Obrigado @kkonstan et al

Discussion starter · #240 ·
Ok - após 30 minutos, as luzes da porta de carregamento apagaram. Demorei mais de 5 minutos para localizar e desconectar a bateria de 12V, meus braços parecem que tentei ser muito amigável com um gato selvagem, mas tenho conectividade mais uma vez. Obrigado @kkonstan et al
Já faz um tempo desde que este tópico teve uma postagem, eu esperava que ninguém mais precisasse fazer isso, fico feliz que tenha funcionado no final.

Para qual problema você fez isso? Os botões principais não estão funcionando ou algo mais?

221 - 240 of 250 Posts